Transferência de Embriões

A transferência de embriões para o útero é um procedimento realizado no consultório medico, indolor e sem nenhuma necessidade de anestesia. Este procedimento dura cerca de 10-20 minutos e consiste em depositar os embriões dentro da cavidade uterina. Para este fim usamos um fino tubo de plástico (CATETER DE TRANSFERÊNCIA) que de maneira muito suave passará pelo colo uterino até chegar ao útero.

A transferência dos embriões pode ser feita do segundo ao quinto dia após a punção ovariana. Não existem diferenças definidas nas taxas de gravidezes quando usamos qualquer um destes dias.

Após a transferência a paciente permanecerá em repouso por 20 MINUTOS na própria clínica. Após o repouso é liberada para sua residência onde deve ficar em repouso relativo por mais 48 horas. Este repouso, no entanto, parece não ser uma medida fundamental.
Solicita-se que a paciente faça a transferência embrionária com a bexiga cheia, pois isto facilita a introdução do cateter e sua visualização pela ultrassonografia.

Orienta-se que a paciente chegue à clínica 1 hora antes do procedimento previamente marcado. No dia transferência comparecer a clinica sem maquiagem e perfume para não intoxicar o embrião. No momento da transferência é muito importante que a paciente colabore evitando movimentos que possa dificultar o procedimento.

Orienta-se que até o dia do teste de gravidez deve-se evitar relações sexuais ou atividades físicas como correr, pedalar, nadar, levantar pesos etc. Não existem restrições alimentares, comer somente carnes bem passadas e evitar comer frutas e verduras que não tenham sido adequadamente lavadas.

Evitar contatos com animais como gatos e ou cachorros, principalmente aquelas paciente que nunca tiveram uma doença que se chama toxoplasmose, vista em exame de sangue. Tentar evitar viroses. Portanto não entrar em contato com pessoas com quadros virais e evitar lugares de aglomerações. Rigorosamente, usar os medicamentos recomendados, tentando sempre respeitar os horários. Evitar “stress”, logico que quando possível.

Fazer o teste de gravidez (BETA - HCG) 12-13 dias após a transferência do embrião. Se o teste não for positivo deve ser feita uma reavaliação do seu caso específico, tentando buscar respostas para a não gestação. Algumas vezes e necessário fazer mudanças no seu tratamento. Não faça teste de gravidez de farmácia, pois este podem serem negativos e deixarão você deprimida e estressados. Os teste de farmácia normalmente somente serão positivos apos o teste do sangue ser positivo. Dessa forma evita a fadiga e aguarde o tempo correto indicado para o teste de gravidez. O teste de gravidez deve ser quantitativo, ou seja, tem que falar se esta gravida ou não e o valor do hormônio. Somete assim podemos afirmar ou nega uma gravidez.
TOP